• Fernando Antonio Piccolo – Sua história nossa história

sua histria nossa histria_fernando_piccolo Secretário de Planejamento e Gestão Pública da Prefeitura de Ribeirão Preto

“Você colhe o que você planta”. A máxima, considerada por muitos como clichê, é usada com convicção por Fernando Antonio Piccolo ao definir o bom profissional. “Não é possível construir uma carreira apenas baseado na sorte, que significa você estar no local certo e agarrar o que é proposto. A fórmula para o sucesso é unir trabalho, capacidade, honestidade e, principalmente, fidelidade”, diz. A história de Piccolo prova que tais palavras, se colocadas em prática, fornecem, de fato, bons resultados. Atualmente, ele ocupa a cadeira de secretário de Planejamento e Gestão Pública da Prefeitura de Ribeirão Preto.

No início da carreira, pensando em dar continuidade aos trabalhos realizados nas propriedades rurais da família, Piccolo formou-se técnico Agrícola pela Etec (Escola Técnica) “Manoel de Reis Araújo”, em Santa Rita do Passa Quatro, em 1971. No entanto, a paixão por obras, construções e edifícios guiou seus caminhos para a Engenharia Civil. “Quando criança, parava em frente às casas e observava cada detalhe. Acredito que a Engenharia acompanha as pessoas, estando presente desde o nascimento e tornando-se essencial para a sequência da vida. Por isso a escolhi para ser minha companheira profissional”, conta.

A graduação aconteceu, em 1977, no Moura Lacerda. Os momentos vividos na Unidade II – Campus ainda estão guardados na memória. “Passei cinco anos maravilhosos. O convívio, as amizades e o aprendizado foram excelentes”, ressalta. Piccolo também se recorda com carinho do Corpo Docente que o cativou. “Tenho ótimas lembranças dos professores Antonio Carlos Tosetto, Tales de Lorena Peixoto Junior, Antonio Vicente Golfeto, Soutelle, entre tantos outros”, salienta.

Para se especializar, Fernando Piccolo fez, em 1979, um Curso de Engenheiro de Segurança do Trabalho. A escolha para a nova formação foi, mais uma vez, o Moura Lacerda, quando a instituição de ensino superior ainda ocupava o histórico prédio da rua Duque de Caxias. “Naquela época, ainda não era obrigatório que o engenheiro Civil tivesse essa capacitação. Mas eu sabia que, no futuro, o mercado de trabalho estaria mais exigente e buscaria profissionais preparados para se adaptar às diversas situações do dia a dia. Sempre acreditei que a experiência e o conhecimento andam lado a lado”, conclui.

moura lacerda_fernando piccolo 3

Trajetória profissional

Sua trajetória profissional começou em 1975, quando ainda cursava o 3º ano, com um estágio na Cohab-RP (Companhia Habitacional Regional de Ribeirão Preto) – lá, em 1978, foi efetivado como engenheiro Civil. Seu primeiro trabalho como responsável por obras foi a construção do Conjunto Habitacional Castelo Branco II. Com espírito empreendedor, mudou-se, depois, para Santa Cruz das Palmeiras e inaugurou, em 1982, a Piccolo Engenharia e Comércio. Nesse período, conciliava o negócio próprio com o cargo de vereador da cidade, que exerceu de 1983 a 1988.

Ao retornar a Ribeirão Preto, em 2001, tornou-se diretor de Análise e Projetos da Prefeitura e, posteriormente, secretário de Obras Públicas. Também já atuou com engenheiro no Hospital São Lucas e no Hospital Ribeirânia. É, desde 2010, secretário de Planejamento e Gestão Pública. Sua função é dar ordenamento ao crescimento urbano. Hoje, com uma carreira profissional consolidada, Piccolo também procura dedicar um tempo ao que chama de “geração futura” – as horas livres são destinadas aos filhos Rodrigo, Leonardo e Fernanda e aos três netos, João Pedro (11 anos), Lucas (6) e Cadu (3).

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.