Daniel Cezar Beleli
Formado em 2005
Educação Física
"Hoje, colho tudo isso e sou muito grato"
A paixão pelo esporte e o desejo de fazer algo para melhorar a vida das pessoas foram os sentimentos que guiaram Daniel Cezar Beleli a seguir a profissão de educador físico. O segredo para essa conquista, segundo ele, está baseado em três princípios: humildade, dedicação e amor pelo que se faz. “Para mim, esses são os pilares para se destacar em qualquer projeto que almejamos. Eu queria realizar algo que fizesse a diferença. Hoje, colho tudo isso e sou muito grato”, diz. Aos futuros profissionais do ramo ele também deixa um conselho: “É preciso se dedicar ao máximo, mostrar todo o conhecimento e dar atenção aos estágios e ao início da carreira, pois é quando o nome começa a ser construído e, futuramente, será possível ter a credibilidade pretendida”.
Beleli também se aventura a colocar no papel – e no mundo digital – seus conhecimentos sobre o ramo da Educação Física. Após fazer algumas matérias para jornais impressos locais, ele iniciou um programa no SBT Ribeirão Preto, o “Treinando Certo”. “Acabamos a primeira temporada e estamos com o projeto de começar a segunda no próximo semestre. Neste espaço, faço reportagens em academias ou estúdio, dou dicas de musculação e corrida”, conta. O profissional também já foi colunista do site da revista Revide e, atualmente, escreve para a Correr. No mercado de trabalho, atua de forma autônoma como personal trainer e é professor de natação na Crawl Escola de Natação.
Formação acadêmica
Beleli é ex-aluno do Curso de Educação Física do Centro Universitário Moura Lacerda, formado em 2005, em Licenciatura e Bacharelado. A estrutura da Unidade II/Campus foi o que mais chamou sua atenção. “A instituição oferece um espaço excelente para a realização do curso”, ressalta. Na memória, o profissional guarda os bons momentos que viveu com os colegas. “Lembro-me dos encontros na piscina, das apresentações de ginástica e dos bate-papos na cantina. Todos os professores tinham algo para acrescentar, mas os que mais me marcaram foram o Rogério Meirelles, de Ginástica, e o Kleber Parada, de Anatomia. A partir deles criei uma base para aplicar o que sei hoje”, afirma.
O educador físico iniciou sua carreira como estagiário na escola de natação na qual ainda dá aulas. Por alguns anos atuou como instrutor da academia de musculação WB Company e logo passou a ser responsável Técnico do local. Depois, de forma independente, buscou por seu primeiro aluno de personal. Beleli também leva a sério a continuidade dos estudos. “Nunca fiquei parado, pois sei a importância da pós-graduação. Inclusive, já fiz alguns cursos de Musculação e Nutrição no Esporte”, conclui.