Alberto Dominguez Cánovas
Formado em 1986
Engenharia Civil
"Apaixonado e fascinado pela Engenharia Civil"
Alberto Dominguez Cánovas, diretor do Departamento de Planejamento Urbano da Prefeitura de Sertãozinho, é, conforme suas próprias palavras, “apaixonado e fascinado pela Engenharia Civil”. Formado pela Instituição Moura Lacerda, em 1986, seguiu os passos do pai que sempre atuou na área com Engenharia de Projetos nas empresas onde trabalhou. Cánovas brinca que o carinho pela profissão é “genético”, pois, em 2016, o filho Rafael Burzi Cánovas, de 24 anos, se formou no mesmo curso, também no Moura Lacerda.
Mesmo após 31 anos de formação, o Centro Universitário continua desempenhando um importante papel na vida do profissional. Amante das salas de aulas, Cánovas voltou ao Moura Lacerda, no ano passado, para cursar a Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas. “Sou muito interessado em aprender, pois entendo que é necessário sempre nos mantermos atualizados profissionalmente. Além disso, trata-se de uma instituição tradicional, conceituada e que possui um Corpo Docente qualificado. A preocupação com a pós-graduação não seria diferente”, diz. A previsão de conclusão do curso é no final deste ano.
Carreira sólida
Natural de São Paulo, Alberto Dominguez Cánovas já morou em diversas cidades, mas escolheu Sertãozinho (SP) para chamar de lar. Para ele, conciliar o trabalho com os estudos nunca foi um problema. Aos 17 anos, quando iniciou o curso superior, também começou a atuar como desenhista de projetos na Energex – empresa de Ribeirão Preto especializada em no ramo sucroenergético. Assim que se formou, entrou na Prefeitura de Sertãozinho – já são 30 anos de carreira. Já foi chefe de Serviço, coordenador de Obras, secretário de Obras, Secretário de Administração e secretário de Planejamento.
A equipe de Cánovas no departamento conta com arquitetos, engenheiros e estagiários – por estes últimos o diretor tem um carinho especial. “Gosto de fazer parte da formação desses jovens. Estou aqui para auxiliá-los no que for preciso”, afirma. Questionado sobre a fórmula para uma carreira de sucesso, o engenheiro diz que o profissional terá êxito a partir do momento em que encontrar algo que o satisfaça. “Fazer o que gosta é o que importa, e é preciso se dedicar para melhorar sempre”, conclui.