Joaquim Florêncio Filho

Ver mais depoimentos

Joaquim Florêncio Filho

Formado em 1990

Administração

"Administrador Predial do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto"

Um mineiro que veio de um povoado chamado Cabrestos – distrito de Vargem Bonita, na região da Serra da Canastra, no Estado de Minas Gerais –, que se mudou para Ribeirão Preto para honrar a promessa feita para a mãe, de ter uma formação e vencer na vida. É assim que Joaquim Florêncio Filho, administrador Predial do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, se descreve. Ele conta que os conselhos da família sempre guiaram sua carreira. “Aprendi com meus pais que é preciso fazer com humildade tudo aquilo que queremos desenvolver. Para os projetos darem certo sua base deve ser ‘erguida’ com aquilo que se traz de casa, como, por exemplo, ética e moral. Assim, lá na frente, poderemos ser exemplo para as equipes”, diz. “Há alguns anos adotei a frase ‘Acreditar é o primeiro passo para toda conquista’. Para isso é necessário saber onde queremos chegar, ter foco, persistência, paciência e não desistir no primeiro tombo”, completa.

Em busca de crescimentos pessoal e profissional, Florêncio Filho cursou Administração no Centro Universitário Moura Lacerda, formando-se em 1990. A escolha pela área foi feita ainda quando criança. “Sempre admirei o funcionamento das empresas, o preenchimento de formulários e questionários e a busca pelos melhores resultados. Com o tempo isso tudo foi evoluindo na minha cabeça e tive a certeza de que essa seria minha carreira. Optei pelo Moura Lacerda por ser uma das melhores instituições de ensino para o curso que eu almejava”, salienta.

Ele conta que, no Centro Universitário, sentia-se em casa. “Fiz muitos amigos. Fui líder de classe, participei da Comissão de Formatura e busquei ser um bom graduando. Afinal, eu estava ali por um objetivo de vida e não apenas para ter um ‘canudo’. Sabia que eu ainda poderia dar muito orgulho a minha família. Queria ver meus pais – muito humildes – em uma festa de formatura de um de seus filhos”, ressalta. O ex-aluno também se mostra muito grato aos docentes que serviram de referência em sua formação, como, por exemplo, Norma Soffiati, que ministrava a disciplina de Estatística; Maria José, que dava aulas de Psicologia Aplicada à Administração; e Rodolfo Zamariolli, professor de Administração de Materiais.

Experiências profissionais

O currículo de Joaquim Florêncio Filho é recheado de experiências. Ele iniciou sua carreira no Banco Bradesco e, logo em seguida, passou em um concurso público para trabalhar na Embratel, empresa de telecomunicações. Lá exerceu cargos que foram de auxiliar Administrativo a coordenador de Administração. Fez parte da equipe de implantação de um call center da organização em Ribeirão Preto. “Atuei em Recursos Humanos, Administração de Materiais e de Serviços e em Facilities – sendo essa última a área na qual me especializei mais”, afirma. O termo, que significa “facilidades”, envolve práticas que fornecem conforto, higiene, segurança, manutenção e infraestrutura para que as pessoas possam desempenhar suas funções de forma produtiva dentro de um ambiente de trabalho.

Depois de longos anos no segmento de telecomunicações, Florêncio Filho resolveu se aventurar em uma área pouco conhecida para ele profissionalmente: o setor bionergético. “Passei por três usinas de açúcar e álcool, localizadas nas cidades de Jaú e Sandovalina, em São Paulo, e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Nessa jornada pude, com muito prazer, passar conhecimentos, desenvolver novas práticas, modernizar e criar normas e procedimentos”, ressalta.

Segundo ele, uma das realizações mais marcantes de sua vida foi participar do processo de elaboração e implantação de um novo restaurante para os colaboradores da usina Umoe Bioenergy, em Sandovalina. “Com isso foi possível dar melhor qualidade de vida e uma alimentação adequada para as pessoas que contribuíam, diariamente, para os resultados da empresa”, salienta. Na Usina Canabrava, de Campos dos Goytacazes, atuou como gerente de Administração e Recursos Humanos, além de ser responsável pelas áreas de Infraestrutura, Serviços Gerais, Tecnologia da Informação, Almoxarifado, Patrimonial, Posto de Combustível e Sistema de Gestão da Qualidade, reportando-se diretamente ao CEO da companhia.

Voltando às origens

Em 2014, Joaquim Florêncio Filho iniciou uma nova fase da vida e retornou a Ribeirão Preto. A próxima parada seria o Shopping Iguatemi. “Encanto-me todos os dias quando chego ao meu trabalho, pois sei que vou trabalhar com pessoas, fazer diferença pelos detalhes e proporcionar experiências memoráveis. Essa empresa tem valores assertivos como responsabilidade, respeito e integridade”, concluiu. Como administrador Predial, ele é responsável pelo gerenciamento, planejamento, controle e gestão do complexo de torres empresariais do centro de compras. Também é membro efetivo e tesoureiro do Núcleo Setorial de Condomínios do Programa Empreender da Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), que tem como objetivo o apoio, aprimoramento e desenvolvimento do setor de condomínios empresariais e residenciais em Ribeirão Preto. Já ministrou palestra de Redução de Custos em Condomínios na associação.

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa – Instagram: @milagredoverbo