O Centro Universitário Moura Lacerda acaba de receber o Selo Instituição Socialmente Responsável, concedido pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior). A certificação foi recebida após a Instituição participar da 11ª edição da Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular,que incluiu uma série de ações voluntárias realizadas entre 14 e 19 de setembro.
Para o coordenador de Comunicação do Moura Lacerda, Fernando Mello, trata-se de um reconhecimento pela dedicação da organização na promoção do bem-estar coletivo.“O selo comprova que nossos alunos e professores estão conectados e preocupados com as demandas da sociedade. Nossas ações cumprem o papel de usar os conhecimentos produzidos em benefício da população”, comentou.
Ressignificar a profissão
Como parte das atividades da 11ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular da ABMES, estudantes e docentes do Curso de Pedagogia desenvolveram uma brinquedoteca móvel e doaram para a Creche Reverendo Napoleão Pereira Lins, entidade que atende cerca de 60 crianças em situação de vulnerabilidade social, no bairro Ipiranga. Na ocasião, estudantes e professores realizaram uma atividade pedagógica com as crianças e educadoras da Creche, além de apresentarem uma peça teatral, escrita e representada pelos estudantes do Curso de Pedagogia.
Além dos jogos lúdicos, elaborados pelos alunos sob supervisão dos professores do curso, foram doados 250 litros de leite, arrecadados em 15 dias de campanha.“Experiências assim nos ensinam muito sobre ouvir histórias de vida, estar com o outro, ressignificar nossa profissão. Não estávamos doando, mas recebendo”, enfatizou o professor Osvaldo Tadeu Lopes, coordenador do curso, que considera este tipo de atividade fundamental para a formação humana e intelectual dos jovens.
Já os alunos do Curso de Publicidade e Propaganda produziram, voluntariamente, uma campanha para o Hemocentro de Ribeirão Preto (SP), referente à divulgação do Dia Nacional do Doador de Sangue. Além desta ação, o grupo chamado “Publicitários Solidários”, envolvido no projeto de extensão, desenvolveu propostas para a Creche Lar Irmã Izolina, a AVA (Associação Vida Animal) e o Gaama (Grupo de Apoio aos Animais e ao Meio Ambiente), todos da cidade.
As propostas já foram apresentadas a todas as instituições. Agora, estão em processo de reformulação para veiculação. Para Carmen Justo, coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda, o projeto de extensão enriquece a formação dos alunos. “Além de aplicarem conhecimentos acadêmicos, eles têm a oportunidade de vivenciar um despertar social”, destacou.
O curso de Agronomia desenvolveu uma ação de distribuição de mudas de plantas aromáticas e medicinais no parque Luis Carlos Raya. Já os alunos dos Cursos Superiores de Tecnologia realizaram a ação “Tecnólogos em ação” que conseguiu dezenas de kits escolares para o Lar Escola Eurípedes Barsanulfo, de Sertãozinho. A atividade do curso de Arquitetura e Urbanismo foi uma extensão do projeto de restauração do Palacete Jorge Lobato, no centro da cidade. Durante um dia todo, os alunos receberam o público em visitas monitoradas, contando um pouco da história arquitetônica do prédio e o projeto de restauração. O curso de Letras, em parceria com o Shopping Santa Úrsula, desenvolveu a ação “A Poesia e a Responsabilidade Social”, na qual os estudantes desenvolveram diversas atividades culturais e lúdicas trazendo a Poesia e a Literatura para mais perto da população. O curso de Moda promoveu duas atividades culturais: o EcoCine e o Itinerário Fotográfico.
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Fotos Pedagogia: Créditos – Nayara Kobori
Lar Escola Espírita Professor Eurípedes Barsanulfo, de Sertãozinho